segunda-feira, fevereiro 12, 2007

Perguntas difíceis

Ficam em casa com o pai enquanto eu vou votar.....

À chegada sou imediatamente monopolizada pelas perguntas da Rute...

Rute - Mãe, o que é votar?

Mãe - Vamos para a sala sentar para eu te explicar.

Ela senta-se.... eu tento.... mas assim que começo a tentar explicar, o Lucas quer água...... volto a tentar e é a Vera que não pára de gritar, bloqueando os meus possíveis neurónios capazes de pensar nisto....

Mãe - Vão todos para o quarto, que a mãe quer falar com a Rute.

Baralho-me toda.....

Explico-lhe que em portugal existem uns chefes que decidem tudo, que mandam construir escolas e hospitais e estradas...... que todos nós a partir dos 18 anos escolhemos esses chefes..... que normalmente votar significa escolhermos uma pessoa para mandar em Portugal.....
'Percebes até aqui?'
Diz que sim.

Sigo para o referendo...... que aquele voto não era para escolher um chefe para Portugal, mas sim para dizer se achamos que as mulheres devem ser presas por fazerem abortos....

Rute - E o que é um aborto?

Falei-lhe das mulheres que tiravam os bebés da barriga quando ainda são muito, muito pequeninos.... que não têm dinheiro para lhes comprar comida..... da proibição.... de serem presas.....

Rute - E o que é que tu escolheste?

Falei-lhe do meu sim.... e também do meu não pessoal.... 'a mãe se tiver um bebé na barriga não o tira, mas votou sim porque as outras mulheres podem querer tirar'

Rute - E como é que tiram? Com medicamentos?

Mãe - Por vezes, sim!

Rute - E quando os bebés já são grandes?

Mãe - Aí já não podem sair.

Rute - Ó mãeeee, mas tu estás a tomar xarope para a tosseeeee...

Mãe - hehehe.... a mãe não está grávida.... pode tomar tudo!

Não sei se devia ter-lhe falado nisto ou não..... mas não concordo com invenções e o mundo não é cor-de-rosa... ela já anda na escola.... merece saber....

Não ficou alarmada..... mas a expressão dela mostrou-me a sua surpresa.... diria que ficou a pensar....

7 Comentários:

Blogger Carla O. said...

:) Parece quase o que nos aconteceu com os nossos ontem.
E também tentei explicar-lhes o que é votar e, tal como tu, tb tentei explicar a verdade e o meu sentido de voto (em tudo semelhante ao teu).
Beijinhos!

12:28 da tarde  
Blogger LP said...

Fizeste bem Ana. Se ela perguntou é porque estava pronta para ouvir a resposta.

12:35 da tarde  
Blogger Miragem said...

Muito bem!!

5:29 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu tb acho que não se deve inventar "historias da cegonha " mas sim tentar explicar por palavras simples o que quer dizer determinada coisa. Acho que fizeste muito bem e a explicação foi bastante clara, ela embora tenha ficado supresa, com a tal possibilidade das mulheres poderem tomar coisas para os bébés "sairem" concerteza um dia irá associar bem as coisas, porque tu não ionventas-te e disseste-lhe a verdade

boa explicação srª professora :)

beijocas

6:26 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Acho que fizeste bem. Provavelmente ela já ouviu falar sobre isso, e enfim, se queres garantir que eles aprendem as coisas como deve ser é bom estares sempre disponível para responder às perguntas todas. Bem melhor do que ouvirem falar por alto disto e daquilo na tv, na escola... e depois ficarem com ideias erradas.

9:08 da tarde  
Blogger Fernanda said...

Acho que falaste mto bem...
Sabes, uma vez disseram-me que o segredo é ir explicando um determinado assunto até eles não terem mais perguntas. A meu ver essa conversa correu muito bem. Vais ver que se ela tiver mais dúvidas volta à carga...

Bjs a quadruplicar para vocês!

3:14 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Olá Ana!!
Também acho que exlicáste muito bem e ela ficou «a entender mas não ude deixar de dar um agaragalhada quando ele ate dissse que estvas a tomar charope para a tosse...ehhhhhhhh

Beijos
Bela e Martim
http://www.blogs.portajunuior.com/belamartim

6:28 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home