terça-feira, outubro 04, 2005

O vizinho de cima

Ontem quando chegámos da escola, reparei que havia um papel afixado no elevador que dizia 'Pedimos desculpa pelo barulho no piso XX. O motivo é o falecimento de um familiar'.

Na altura eu pensei que, embora fosse o piso MESMO por cima do meu, não havia necessidade de afixarem um papel assim. Qualquer pessoa compreende a dor que se sente quando morre alguém que nos é querido, e sabemos que há amigos que aparecem, ouvem-se choros e lamentações, etc.

Bom...... assim que entramos em casa, ouço um barulho esquisito em toda a casa.
Os miudos falam todos ao mesmo tempo, e eu peço-lhes para fazerem silêncio.
Eles fazem.......

Peço desculpa se ferir susceptibilidades de religiões, credos ou raças, mas o barulho que nós ouviamos....... parecia que tinha entranhado nas minhas paredes uma tribo do Canal Odisseia, ou até mesmo os indios Sioux....... ouviam-se muitos gritos e choros...... não era apenas 1, 2 ou 3 pessoas.... eram MUITAS...... e ao mesmo tempo batiam com coisas no chão.....

Abri a janela para ter a certeza que vinha de cima.
A Rute acompanhou-me assustada.....
Rute - Ha! Estão a gritar pelo Benfica!
Mãe - Não filha! Estão a chorar porque morreu alguém da familia e estão tristes. Só que choram todos muito alto.

De repente.... silêncio....
Passado uns minutos..... novamente tudo a gritar...... parecia que tinha uma Rute, um Lucas, uma Vera e uma série de clones, todos a chorar ao mesmo tempo....... choros gritantes, arrepiantes mesmo........ por vezes são canticos.....

Silêncios e barulhos iam surgindo.... até que chegou a hora de dormir..... e aqui é que foi pior!

Lucas - Mãe! Porque é que os meninos estão a chorar?
Para ele chorar.... só podiam ser meninos.....

Mãe - Não são só meninos Lucas! São também senhores e senhoras que choram a morte de alguém da familia!

Rute - Acho que foi a mãe deles que morreu!
Fiquei derretida e ao mesmo tempo arrepiada.... ela achava que para tanto grito só podia ser a perda da mãe.....

Mãe - Pode não ter sido, filha!

Rute - Como é que ela morreu?

Mãe - Não sei!

Lucas - Eu sei! Acho que foi alguém que lhe deu uma tareia muito grande e ela.... morreu!
Ai este meu filho!

Mãe - Não Lucas! Deve ter sido porque já era muito velhinha!

Rute - Mãe! Não consigo dormir! Eles parecem fantasmas!

Ela tinha razão! Era assustador!

Mãe -Vai para o pé do pai dormir!

E ela foi!

Entretanto..... silêncio...... o melhor é ver se os mais pequenos adormecem agora.....

Uns minutos depois.... parecia que o andar de cima á cair em cima de nós! Os choros, os gritos, os ais, os HAAAS concentraram-se todos por cima do quarto dos miudos, juntamente com batidas no chão! Até eu estava assustada! Agarrei neles e levei-os para a minha cama!

Com o tempo, eles deixaram-se vencer pelo sono, e pusemo-los na cama deles!
Cada vez que passava no quarto metia-me impressão.... os meus anjinhos a dormir o sono dos justos ao som daqueles choros e gritos.....

Por volta das 23H...... parou!
_________________________________

Hoje á chegada a casa encontrei no elevador umas pessoas que íam para o piso acima do meu e expliquei-lhes que aquela situação era muito assustadora para as crianças.

Disseram-me que era assim que sentiam a perda de um ente querido, que eram 10 irmãos, 5 filhos e mais não sei quantos primos e tios...... que não havia nada a fazer.... vai durar até sábado!!!!!

Falei com a minha sogra - vamos lá ficar até sábado!

12 Comentários:

Blogger Goddess of Nurturing & Wellness said...

!Meu Deus! Isso é dose, nem dupla, nem tripla, para durar até Sábado... Pois acho que fizeste bem, imagino os miudos...
Beijinhos
Filipa

12:21 da manhã  
Blogger Carla O. said...

Ainda bem que podes ir para casa dos teus sogros!!! Que situação mais sinistra...
Beijinhos,
Carla e piscos

1:13 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Olá Ana:
Que arrepiante deve ser!
Ainda bem que tens um sitio para onde ir.
Beijinhos
Anita

9:06 da manhã  
Blogger Bekas C. said...

Realmente não deve ter sido uma noite fácil...
Ainda bem que resolveste ir para casa da sogra.

11:17 da manhã  
Blogger Naty said...

fazes bem ir pa da sogra..
parace um filme de terror, credo

jinhos


natalia

9:28 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Enfim, tradições serão tradições e há que respeitá-las, mas, o respeito pelos outros também é muito bonito.
Sobretudo quando os outros moram mesmo em baixo e ao lado e em cima...

10:49 da manhã  
Blogger Miragem said...

Que horror!!
...

11:31 da manhã  
Blogger LP said...

Não sabia o que escrever quando vi o comentário da Francisca... muito sinistro!

12:01 da tarde  
Blogger S.A. said...

Santa Mãe!! Até me arrepiei!

12:44 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Mas isso é sinistro! Coitadinhos, até a mim me fez medo! Eu também ía logo para casa da tua sogra : )

5:18 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Devia meter mesmo medo. Para ser melhor ir para a casa da sogra...

12:21 da manhã  
Blogger AnaBond said...

:(
ke horror, rapariga...

e infelizmente nem pudeste continuar em casa da sogra, mas que coisa...

11:35 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home