quarta-feira, janeiro 18, 2006

As lutas

Desde pequenino que o meu filho tem a mania das lutas, inclusivé na escola costumava ficar de castigo todo o santo dia por causa delas.

Com a aproximação dos 4 anos a coisa acalmou, embora eu saiba e note que a brincadeira favorita dele são as lutas.

A Vera por vezes acha graça e até alinha, mas.... coitadinha... acaba sempre a chorar por causa do entusiasmo exacerbado do irmão!

Já a Rute.... não admite tais brincadeiras!

A juntar a isto..... ele para o ano já vai para a pré-primária..... e que vão lá estar miudos mais velhos... que possivelmente também gostam de lutas.... e que as lutas tanto podem ser a brincar como a sério...... resolvi inscrevê-lo no Karaté!

Não para bater nos colegas!

Mas por outras razões:
- Para que aprenda a controlar a agressividade;
- Para que seja mais concentrado;
- Para aprender a defender-se - caso a disputa dê para o torto;
- Para se incluir num grupo - neste caso o grupo dos karatecas;
- Para gastar um pouco mais as energias - esta sim é que me dá um jeitaço;
- Para se habituar a quebrar o gelo - sim, ele é timído ao princípio;
- É mais uma nova experiência na vida dele;
- Para crescer e habituar-se a ser um desportista.

Por estas e outras 500 que agora não me lembro..... passei a ter um karateca lá em casa!

Ontem fomos à 1ª aula.

Antes da aula dar início, ele estava muito entusiasmado, mas depois....... bateu-lhe forte a timidez!
E embora eu o visse a adorar os exercícios que os outros meninos estavam a fazer..... pelo brilho no olhar..... pelo olhar vidrado nos meninos...... pelo sorriso escancarado........ ele não conseguia vencer aquela barreira terrível que é a timidez!

Às tantas fui com ele para o pé dos meninos.... e voilá!
Ele começou a fazer também!
Só que o professor assim que o viu, disse
- Boa Lucas!

Prontos! Deu-lhe outra vez a timidez e já não quis fazer!

Mas continuava vidrado no professor e nos meninos e a sorrir!

A meio da aula chegou o pai!
E foi ele que conseguiu que ele se metesse junto dos outros meninos a dar socos, pontapés, pulos e outras coisas!

E agora sim! UFA!
Conseguiu quebrar o gelo!
Temos karateca!
:-)

Ao chegarmos a casa o pai e os piolhos puseram-se a brincar aos karatecas.... o pai era o mestre..... o karateca-mor era o Lucas..... e as meninas as aprendizes!

5 Comentários:

Anonymous Anónimo said...

Acho que lhe vai fazer mesmo bem!!! Assim dá para ele libertar energias.
Bjssssssss

9:04 da tarde  
Blogger Luna said...

Acho q fizeste mto bem... liberta energias, diverte-se, aprende a controlar as guerrilhas e a defender-se... para além de conhecer pessoas novas, e criar novas amizades.

Beijocas****

10:08 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Viva a Educação Física!

12:55 da tarde  
Blogger 1gota said...

O único senão... são aqueles berros que eles dão quando estão mais animados:
Yaaaaaaahhhhhhhhh!!!!
Yahhhhhhh!!!!
Uns tampões nos ouvidos pode ser uma solução ;-)

7:32 da tarde  
Blogger lénia rufino said...

ai, ai, ai...

os "berros" que eles dão não são berros. são KYAIS. formas de libertar energia. de impulsionar a força.

o shotokan, um dos estilos de karate mais conhecidos, tem 5 máximas que são as bases desta arte marcial: esforço, etiqueta, carácter, sinceridade e auto-controle. é isto que ele vai aprender, mesmo que não seja este o estilo que ele pratique.

eu sou karateka. comecei tarde, aos 24 anos. estou muito mais calma, controlo muito melhor as minhas emoções, sei que consigo defender-me, respeito muito mais o outro enquanto adversário (enquanto pessoa sempre respeitei!).

acho que o karate vai fazer muito, muito bem ao teu filho. e, se fosse a ti, metia lá as miúdas também...

beijinhos, vizinha!

(OSS!... uma coisa que és capaz de o começar a ouvir dizer daqui a tempos...)

3:45 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home