sábado, março 05, 2005

Aprendiz de raposa

No outro dia a Rute e o Lucas estavam a brincar um com o outro.
E como sempre, a brincadeira termina em discussão.
Naquela vez não só terminou em discussão como agressão física.
Ela bateu-lhe e ele gritou:
- Ó mãe a Rute bateu-me.
Eu estava no quarto, e sem dizer nada dirigi-me à sala que era onde eles estavam.
Foi eu a chegar à sala pela surdina e estava a Rute de mão levantada preparada para voltar a bater ao irmão e a dizer-lhe:
- Não tinhas nada que dizer!!!
Assim que me viu, baixou a mãozinha.
Nem foi preciso dizer nada.
Apontei para o quarto e lá foi ela cabisbaixa para o castigo.

No outro dia a Rute estava ver um filme da Kitty, que ela gosta muito.
Cada história da Kitty tem como objectivo dar um ensinamento ou conselho.
Chegou à hora do jantar e fomos para a mesa.
Comeu um pedaço minusculo de carne e disse-me:
Rute - Mãe, não posso comer mais.
Mãe - Então porquê?
Rute - Porque senão fico doente.
Mãe - De onde é que tu tiraste essa ideia?
Rute - Foi na Kitty. Os pais da Kitty disseram a ela que não podia comer muito senão ficava doente.
Eu fiquei de boca aberta....
Está bem que há muitos meninos com problemas de obesidade, mas controlar esta situação colocando este tipo de coisas nos filmes infantis!!! Quer-se dizer.......
Depois do jantar ela foi-me mostrar a tal história.
Afinal tinha a ver com comer muitas guloseimas....
Espertinha!!!

Uma vez (entre muitas) a Rute não queria comer o que se encontrava no prato.
Para a castigar deixámo-la sozinha na cozinha com o prato à frente.
Segundos depois de termos saído da cozinha vem ela e diz
- Mãe, já comi.
Achei estranho....
Fui ver o prato dela e realmente não tinha lá nada.
E mais estranho ainda... é que não tinha restos de comida nenhuns.
Fui espreitar o lixo.
Lá estava o jantar dela!!

Uma vez fomos visitar a avó e o Lucas para surpresa minha quis lá dormir.
A Rute passou o resto do dia a dizer
- E quando é que vem o Lucas?
- E não podes deixar lá
- E a casa dele é aqui
- E não tenho ninguém para brincar
- E quero brincar com o Lucas
- etc...
À noite ligámos para ver se estava tudo bem e para matarem saudades do Lucas.
Ele estava super risonho e feliz de lá ficar.
Depois de todas nós falámos com ele a Rute pede à avó para dar mais uma palavrinha ao irmão e disse-lhe assim
- Lucas, tens de vir para casa. Se não vieres para casa a mãe já não vai mais buscar-te.
Eu ralhei com ela e quando atendi o telefone é óbvio que ele estava numa crise de choro que só visto...