quinta-feira, fevereiro 24, 2005

Formas de Contagem

A Rute tem mais facilidade na aprendizagem dos números do que das letras.

No outro dia íamos no carro e ela quis mostrar-me que sabia contar. Contou de um a dezanove correctamente e depois... parou.
Eu disse-lhe:
- E a seguir?
E ela respondeu:
- Dezadez.

Ontem à noite chegou ao pé do pai e disse:
Rute - Pai, queres que eu conte em inglês?
Pai - Sim.
Rute - Hã, tu, fi.
ééééééé´!!!! Também já sabe contar em inglês. Palminhas! :-)

Há uns dias o pai perguntou a titulo de experiência quanto eram 2+2.
Ela esticou os deditos da mão direita e com o indicador esquerdo apontou para eles. Depois disse:
- Quatro.
O pai surpreso fez outra pergunta:
- E 2+3?
Voltou a fazer o mesmo processo e respondeu:
- Cinco.
Nós olhámos um para o outro. UAU!

Certa vez o Lucas tinha umas moedas e o Paulo pô-las em fileira e disse-lhe:
Paulo - Lucas, olha o pai a contar: 1, 2, 3, 4, 5. Conta tu agora.
Lucas - 1, 2, 3, 4...... (está a pensar)....9
Paulo - Não filho. 1, 2, 3, 4, 5. Conta tu agora.
Lucas - 1, 2, 3, 4...... (está a pensar)....1
Paulo - Não. 1, 2, 3, 4, 5. Acaba em cinco. Conta lá.
Lucas - Não.
- Ele é ágil, pode ser jogador de futebol ou professor de educação física.- Disse-lhe eu em tom de brincadeira.
Coitadinho do meu pequerrucho. Não tarda nada estão a pedir-lhe para fazer derivadas e integrais, não? :-)