quarta-feira, março 02, 2005

Vestir/Despir sozinho

Lá em casa os únicos que se vestem sozinhos sou eu e o meu marido.
Porque o resto da malta, ou porque sofre de preguicite aguda crónica, ou porque vê nesse momento uma brincadeira, ou porque não consegue, eles simplesmente não se vestem sozinhos.

De vez em quando digo ao Lucas:
- Lucas , veste-te lá sozinho. És um homem ou és o quê?
Às vezes responde:
- Sou bébé. A mãe veste.
Outras vezes responde:
- Sou um homem. Sai daqui mãe, que eu visto sozinho.

Nesta última situação também acontece sempre o mesmo.
Fico de braços cruzados a olhar para ele e se eu não disser nada o que acaba por acontecer é:
- para vestir a camisola enfia o braço no buraco da cabeça;
- para vestir as cuecas enfia uma perna na zona da cintura e depois queixa-se que as cuecas lhe apertam a pilinha;
- para vestir as calças ou enfia as duas pernas no mesmo buraco e depois anda a pular como se estivesse dentro dum saco de batatas; ou então enfia bem uma perna e a outra em vez de a enfiar a partir do cós, enfia a partir do fim da calça, ficando tudo torto e não conseguindo puxar para cima.
Em qualquer uma delas farto-me de rir :-)

Despir é uma coisa que os mais velhos conseguem fazer muito bem. Por vezes despem-se todos e depois andam a fugir pela casa, comigo a correr atrás é claro, para os vestir. Ora correm à volta da mesa, ora passam por baixo da mesa e das cadeiras. Por vezes o Lucas corre para o quarto para debaixo duma mesinha, e puxa rapidamente tudo o que seja brinquedos grandes que estejam à mão de forma a barricar-se.

A Rute consegue vestir-se sozinha mas sofre da tal preguicite aguda crónica.
Arranja sempre mil e uma desculpas: ou senão não consegue ver o filme, ou porque lhe dói a unha, etc, etc.
É. Tem queda para tia de Cascais.
Acho que também é para ter um pouco de exclusividade da mãe.
Quando se põe de pé para arranjar a roupa tem sempre uns miminhos.

A Vera já consegue despir qualquer coisita. Muitas são as vezes agora em que vou dar com ela toda vestida como se fosse para a sibéria (em casa está frio) e os pés descalços e sem meias.
Portanto, já sabe tirar os sapatos e as meias.
O vestir também já sabe umas coisas. Não são é as correctas.
No outro dia apareceu-me à frente com as cuecas da Rute metidas na cabeça a dizer que tinha um péu (chapéu).

6 Comentários:

Blogger akombi said...

olá ana

essa das cuecas enfiadas na cabeça, faz-me lembrar a patriçia,qd estou a dobrar a roupa toca de enfiar as cuecas que apanha, e depois não á ninguem que lhe tire, deve pensar que é um colar :)

ps.obrigada pela ajuda no blog, mas ainda não consegui colocar a caixa de texto....está difiçil.

beijos
isabel

2:13 da tarde  
Blogger Alda Benamor said...

Olá, também descobri agora o teu blog, graças à msg que deixaste no meu!

Pois, com as minhas meninas é de das. A Matilde (2 anos) não gosta de se vestir sozinha, a Mafalda (3 anos) é uma querida e todos os dias veste sozinha a sua roupinha. É uma ajuda tremenda!

Bjs,
Alda

2:21 da tarde  
Blogger Anabela said...

Olá Ana,
que aventura é a tua vida! Três filhotes, todos tão pequeninos!
Esta etapa do vestir sozinha é algo que ando a tentar incutir à Dani, mas ela é tão preguiçosa!! Tira os sapato e as meias e fica-se por aí!
Ainda não fez 3 anos, por isso tem tempo de ir aprendendo!
Beijinhos

3:54 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Olá, Ana.

A parte de vestir ninguém domina lá em casa - só a do despir, que é feita à velocidade da luz quando eu digo que é dia de banho de imersão - aí, é num fósforo!

Os teus sobrinhos sofrem de uma moleza matinal crónica que só visto...

4:23 da tarde  
Blogger Jolie said...

hehehehe

Deve ser bem complicado! Mas pelo menos dá origem a umas belas histórias para lermos!

Beijinhos
Sandra

8:07 da tarde  
Blogger Carla O. said...

Olá Ana.
Não nos conhecemos, sou a Carla e tenho 2 filhotes, o Pedro com 5 anos e a Inês com 3 anos.
Descobri o teu blog, a partir do link que deixaste no da Alda e sinceramente... estou a adorar!!! Daí o comentário.
E já agora... na minha casa também sofremos deste mal... os pais também ainda são os únicos que se vestem sózinhos! O Pedro já consegue, mas a preguicite crónica é um mal geral! :-)
Beijinhos,
Carla (cacris007@yahoo.com)

12:08 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home